Dor de cabeça? Experimente a Acupunctura

Uma das dores mais comuns que afeta a população mundial é a Cefaleia, ou a Dor de Cabeça como é popularmente conhecida e afeta hoje em dia aproximadamente 90% dos seres humanos.

Apesar de existirem mais de 150 tipos de cefaleias catalogadas na medicina, as mais comuns são a Cefaleia Tensional, a Enxaqueca e a Cefaleia Crónica Diária.

Das três, a Cefaleia do tipo Tensional é a mais frequente. É normalmente descrita como um aperto, peso ou pressão, localizada nos dois lados da cabeça, de intensidade leve a moderada, não impedindo a realização das atividades diárias.

A dor de cabeça do tipo Enxaqueca é a mais forte, impossibilitando muitas vezes o desempenho das normais atividades do dia-a-dia.

É uma dor de carácter mais pulsátil e pode ser acompanhada de outros sintomas fisiológicos como náuseas, vómitos e foto sensibilidade, sendo que, em virtude das maiores variações hormonais, ataca mais frequentemente a população feminina.

Tanto a Cefaleia Tensional como a Enxaqueca podem e tendem a evoluir para a Cefaleia Crónica diária, muitas vezes se sobrepondo os sintomas das duas.

Terapêutica

A equipa da Cascais Clinical Center, baseando-se no seu conhecimento e na sua experiência clínica do tratamento destas patologias, acredita que é importante agir-se na resolução das mesmas antes que estas evoluam para uma situação mais crónica e de mais complicada e prolongada resolução.

Para os pacientes que sofrem destas patologias oferecemos um tratamento acompanhado e personalizado utilizando principalmente as técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa. (Acupunctura, Fitoterapia, Tuina e Reflexologia).

Após uma cuidada avaliação da história clínica do paciente, tentamos determinar e ajustar os estilos de vida que possam estar a contribuir para a existência da dor.

Alterações comuns como equilibrar a atividade física com o repouso, ajustar hábitos alimentares que muitas vezes se encontram relacionados com as crises, adequar o exercício a alguma necessária correção postural são alguns dos métodos aplicados na resolução desta patologia.

Segue-se então a correção fisiológica e energética que possa estar na raiz do aparecimento dos sintomas.

Acupunctura

A Acupunctura, por meio do estímulo das agulhas, tem a função de produzir e libertar neuro-transmissores no sistema nervoso central, nomeadamente as endorfinas e encefalinas.

Além do efeito analgésico, vários outros efeitos são observados com a acupunctura – acalma a mente, relaxa a musculatura da região cervical, diminui a inflamação, a ansiedade e a depressão.

Por estes fatores a Acupunctura é um procedimento importante no tratamento da cefaleia, aliviando fortemente a sintomatologia.

Fitoterapia

A Fitoterapia por sua vez contribuirá, se necessário, para o ajuste do quadro interno do paciente que possa estar a ativar o aparecimento da dor.

Estamos cientes que nesta patologia cada paciente terá um quadro clínico diferente, razão pela qual a prescrição e a duração do tratamento será variável em cada caso, pretendendo-se com este tratamento chegar-se a um equilíbrio interno que permita um estado de saúde saudável e sem dor.

Tuina e Reflexologia

Tanto a Tui-na como a Reflexologia podem também atuar nesta patologia, atuando mais a um nível musculo-esquelético, contribuindo fortemente para o desbloqueio dos trajetos musculares e nervosos da cabeça.

Medicina Tradicional Chinesa

Apoiada numa pratica milenar de tratamento de dores de cabeça, a Medicina Tradicional Chinesa prova ser uma excelente opção de tratamento para a Cefaleia Tensional e para a Enxaqueca, contribuindo fortemente para evitar que os sintomas tão desconfortáveis se tornem diários, promovendo a uma acentuada e prolongada melhoria da qualidade de vida do paciente.

Na consulta de Medicina Tradicional Chinesa (Acupunctura) poderão ser propostas pelo Terapeuta medidas complementares de tratamento que podem envolver a Medicina Quântica, a Osteopatia, a Homeopatia, entre outras, sendo que será sempre utilizada a Terapêutica que melhor se adequa a cada caso especifico com a finalidade de estabilizar e tratar a patologia.

Dra. Margarida Garcia, Terapeuta especializada em Medicina Tradicional Chinesa.