Se Setembro é um mês que ainda cheira a verão, Outubro é derradeiramente o mês do Outono. Aquele outono de dias mornos, mas que já nos faz sentir que estamos a caminhar para os dias curtos e frios do tempo frio.
As transições de estação trazem consigo desafios para o nosso organismo na medida que vivemos uma vida em modo “fast”, sem respeitarmos aquilo que deveria ser a adaptação a cada estação do ano.
No livro “365 dias com Saúde”, a Dra. Cátia Antunes refere bem a necessidade destas adaptações a cada estação, de modo a que o corpo se mantenha saudável.
Partilhamos consigo algumas das sugestões da nossa directora clínica nesta obra:
Doenças/sintomas típicos desta época: depressão, ansiedade, flatulência, obstipação, tosse, asma.
Também a natureza nos dá aquilo que precisamos para evitar ou contrariar a doença. Procure ter em sua casa os seguintes alimentos:
- Na fruteira: Maçã, Marmelo, Laranja, Limão, Tangerina;
- No frigorífico: Brócolos, Couve-flor, Abóbora, Acelgas, Arandos, Rabanetes, Figos, Uvas, Alho-francês, Couve roxa, Cogumelos shitake, Aipo, Beringela, Curgete, Hortelã, Coentros, Salsa;
- Na dispensa: Sementes de abóbora, Batata-doce, Alho.
Partilhamos aqui um exemplo de refeições para aplicar num qualquer dia de outono.
PEQUENO ALMOÇO
1 tangerina + infusão de gengibre (ralar o equivalente a um dedo polegar de gengibre, colocar 1 litro de água a ferver, aquando da fervura adicionar o gengibre ralado, ferver durante 5 minutos e deixar em infusão por mais 5 minutos) + pão sem glúten (biológico, sem aditivos alimentares, em pontos de venda com alimentação saudável) com azeite (este pode ser colocado diretamente do galheteiro ou colocado numa taça, ou caixa, congelá-lo e passá-lo para o frigorífico – terá a consistência da manteiga! Pode adicionar orégãos ou outra erva aromática, antes de congelar, como opção).
LANCHE
1 maçã reineta assada no forno com canela e passas de uva + 3 nozes
ALMOÇO
Salada de couve roxa e abacate (4 doses).
Segue os ingredientes:
- 320g de couve roxa ralada
- 200g de rabanetes
- salsa
- 1 abacate
- 3 colheres de sopa de sumo de lima
- 5 colheres de sopa de água
- ¼ de colher de sopa de maca
- 4 gotas de stevia
- sal
- 40g de arandos secos
Modo de preparo
Numa taça colocar a couve roxa os rabanetes em rodelas finas e a salsa picada. No liquidificador adicionar o abacate, o sal, o sumo de lima e a água e bata até ficar uma mistura homogénea. Introduza a maca e a stevia. Misture o abacate já passado à taça e envolva todos os ingredientes. Acrescente os arandos no topo.
LANCHE
Pudim de abóbora.
Segue os ingredientes:
- 350g de abóbora já cozida
- 1 banana (congelada sem a casca)
- 240ml de leite de amêndoa (sem açúcar)
- 40g de sementes de linhaça
- 1 colher de sopa de xarope de agave
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
Modo de preparo:
Num liquidificador introduza todos os ingredientes misture todos os ingredientes. Sirva de seguida ou leve ao congelador por 30 minutos.
JANTAR
Bolinhos de beterraba e batata-doce com molho gengibre.
Segue os ingredientes para o bolinho:
- ½ kg de batata-doce cortada aos pedaços
- 2 beterrabas grandes cortadas aos pedaços
- 2 chávenas de cogumelos laminados
- 3 chávenas de couve-galega em juliana
- 1 cebola média picada
- 1 colher de sopa de sementes de mostarda trituradas
- 1 colher de sopa de funcho fresco picado
- 1 colher de sopa de sementes de chia moídas
Ingredientes para o molho:
- 85g de gengibre
- 2 rodelas de abacaxi
- 1 cebola grande
- 3 colheres de sopa de azeite
- 100 ml de leite de coco
- pimenta preta moída
- sal
- ½ copo de água
Modo de preparo:
Coza as batatas-doces e as beterrabas a vapor, durante cerca de 20 a 30 minutos, até ficarem tenras. Deixe arrefecer. Quando estiverem frias, retire a pele e esmague.
Salteie a cebola em três colheres de sopa de água até ficar translúcida e tenra. Junte os cogumelos e a couve e deixe cozinhar, mexendo com uma colher de pau, durante mais 5 minutos, até os legumes ficarem tenros. Coloque estes ingredientes numa taça, juntamente com a beterraba e a batata-doce, e adicione a mostarda, o funcho, as sementes de chia moídas. Misture bem e forme bolinhos. Leve ao forno a baixa temperatura (90 graus) durante 2 horas, para que o preparado desidrate e endureça.
Descasque o abacaxi e corte duas rodelas de aproximadamente 1 dedo de largura. Pique as duas rodelas do abacaxi em pequenos pedaços. Rale uma cebola inteira refogue em água. Quando a água já tiver praticamente desaparecida e a cebola translucida adicione então o azeite (deste modo não elevamos o azeite a temperaturas tão elevadas e o prato ficará igualmente delicioso). Deixe dourar. Adicione o abacaxi e rale o gengibre por cima desse refogado. Mexa bem, acrescente o leite de coco e a água. Tempere com uma pitada de sal e pimenta preta a gosto. Mexa bem por 10 minutos. Coe tudo no final. Regue os bolinhos com o molho que acabou de preparar.
Lembre-se de que a naturopatia e a medicina chinesa são óptimas alidas da manutenção da saúde e numa perspetiva preventiva devem ser procuradas nesta fase.