Nutrição

Nutrição Clínica

 

Breve história

A nutrição clínica surge em 1917, com a formação da “American Dietetic Association”, por mulheres, nos Estados Unidos, por forma a colmatar necessidades e o esforço da 1ª grande guerra mundial. Embora se conheça escolas de culinária presentes pelo mundo desde o século dezanove.

Como funciona?

De acordo com o método desenvolvido na Cascais Clinical Center tudo se inicia com a realização de uma 1ª consulta de avaliação nutricional. Ao longo de 60 minutos são efectuadas várias recolhas de informação clínica e várias medições antropométricas que incluem o peso, a altura, a medição da percentagem de gordura corporal, o índice de massa corporal, entre outros. Desta recolha de informação resulta um relatório personalizado bem como a prescrição de um plano alimentar adaptado às necessidades do paciente.

Para que serve?

De acordo com o último relatório do Instituto Nacional de Estatística, de 2016, a principal causa de morte em Portugal, cerca de 29% das mortes, é por doenças do aparelho cardiovascular. Em Angola, sobretudo em Luanda, o número é crescente também. Os quadros clínicos mais comuns são o Acidente Vascular Cerebral, as Doenças Cardíacas, entre outras. Se analisarmos a principal causa destas doenças, indicadas por toda a classe médica o discurso é unânime: má alimentação, excesso de peso, stress, e falta de exercício físico.

Que resultados se espera obter?

Da 1ª avaliação nutricional, resulta um plano de correcção alimentar normalmente para o 1º mês, consoante as necessidades clínicas do paciente. O acompanhamento pode-se estender por várias semanas e até alguns meses.
Seja criança, adulto ou idoso, serão definidos em consulta, um compromisso de colaboração e alterações do comportamento alimentar, que mudarão para melhor a condição de saúde do paciente!

 

Educação Alimentar

 

Enquadramento

Esta consulta surgiu pela necessidade de uma abordagem mais holística e funcional na alimentação, procurando identificar quais os alimentos mais adequados para cada individuo e suas queixas.

Para que serve?

Tem como objectivo principal capacitar os pacientes na tomada de decisões, com recurso a um plano alimentar individualizado e a prevenção ou melhoria de patologias, desde problemas digestivos a dores de cabeça e outras patologias crónicas. Também ajudamos na transição para regime alimentar vegetariano/vegan, bem como ajustes em dietas do tipo “paleolítico”.

Como funciona?

Na primeira consulta será feita uma recolha dos objectivos individuais do paciente e estabelecido um plano alimentar totalmente fundamento para em consulta este perceba exactamente o porquê de cada alimento na sua dieta. Serão feitas consultas posteriores para ajustes ao plano ou para recolha de feedback.

Que resultados pode esperar?

Após as alterações alimentares é habitual haver uma melhoria geral no estado de saúde, nomeadamente no funcionamento do intestino, mais níveis de energia e na gestão do peso.

 

 

 

Mapa do Site Cascais Clinical Center © 2020, Todos os direitos reservados
Marcar Consulta
Marque Online a sua consulta
ou ligue
+351 21 441 45 76