Medicina Tradicional Chinesa

Adulto

 

Breve História

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um de sistema holístico de saúde natural, com início na China, que remonta há mais de 2000 anos. E esta é a denominação dada ao conjunto de práticas de Medicina Chinesa em que a Acupunctura é a mais conhecida e que consiste na aplicação de agulhas filiformes em pontos específicos.

Como funciona?

A MTC leva em consideração todos os aspectos da vida do paciente, em vez de apenas vários sinais ou sintomas óbvios. Vê o corpo como uma complexa rede de canais conectados entre si – meridianos, em vez de sistemas ou órgãos separados. Em consulta o paciente contará toda a sua história clínica e feito o diagnóstico, segundo os critérios utilizados na MTC, serão sugeridas e aplicadas as várias técnicas que façam sentido para cada caso em particular: acupunctura, fitoterapia (plantas medicinais), dietética, moxabustão, ventosas, auriculoterapia e/ou massagem Tui-Na.

Em que se aplica?

Graças às suas múltiplas indicações e devido à ausência de maiores efeitos secundários, a MTC é recomendada pela Organização Mundial de Saúde como como método preventivo bem como no tratamento em várias doenças tais como:

  • dor crónica ou aguda de várias origens (enxaquecas, coluna, oncológica, tendinites, etc.)
  • infertilidade (no homem e na mulher)
  • problemas digestivos (gases, enfartamento, diarreia, obstipação)
  • queda de cabelo
  • recuperação de acidente vascular cerebral – AVC
  • ansiedade, depressão e ataques de pânico

O que pode esperar?

Ao iniciar tratamentos pela MTC, irá ser submetido(a) a uma constante avaliação do seu estado de saúde ao longo das várias sessões de tratamento ao qual for sujeito(a), procurando o especialista adaptar as técnicas à medida da sua necessidade. Em situações agudas os tratamentos serão mais rápidos, em condições mais crónicas levará mais tempo a sentir os resultados, porém após cada sessão sentir-se-á gradualmente melhor.

 

Pediatria

 

Breve história

A acupunctura (uma das disciplinas da Medicina Tradicional Chinesa) é utlizada há milénios. Os primeiros registos escritos que se conhecem, datam de 3100 anos antes de Cristo. Mas já se encontraram agulhas de acupunctura mais antigas que esta data, o que comprova ser provavelmente a Medicina mais antiga do mundo! A acupunctura a laser é utilizada desde que se começou a usar laser na saúde, ou seja desde os anos 60. Ganhou fama na pediatria pela não utilização de agulhas.

Como funciona?

Através da aplicação durante 30 segundos de um laser frio de baixa potência com 905nm de comprimento de onda. É utilizado o Sedatelec Premio 30, homologado e licenciado para o efeito. Na prática o laser faz o mesmo efeito das agulhas, mas é indolor e não tem riscos, sendo cumpridas todas as normas de segurança que estes lasers exigem.

Para que serve?

Quando queremos tratar um paciente com acupunctura colocamos agulhas ou laser nos pontos de acupunctura em todo o corpo. Então o laser irá tornar o tratamento mais rápido, sem dor da picada da agulha e irá trabalhar o ponto de acupunctura para tratar qualquer problema de saúde que esteja em causa, quer na criança, adulto ou idoso, que tenha mais receio do uso das agulhas.

Que resultados se espera obter?

Particularmente nas crianças, o efeito da acupunctura a laser é muito rápido. Apenas em 4 a 6 sessões conseguimos começar a ver sintomas de doenças crónicas e instaladas, a regredirem. No entanto é de esperar que quanto mais recente e passageiro for o problema de saúde da criança, mais fácil e rapidamente se torna a resolução do mesmo.

 

 

 

Mapa do Site Cascais Clinical Center © 2020, Todos os direitos reservados
Marcar Consulta
Marque Online a sua consulta
ou ligue
+351 21 441 45 76