Osteopatia

Osteopatia Geral

 

Breve História

A Osteopatia surgiu em 1874 pelo Dr. Andrew Taylor Still, nos USA, existem no entanto técnicas descritas por Hipócrates na antiga Grécia (460-377 a.C.) que era m utilizadas já nesses tempos.

Como funciona?

Em consulta e após o paciente fazer uma descrição detalhada das suas queixas e mostrar os seus exames complementares de diagnóstico, através de testes e técnicas manuais o osteopata fará o seu diagnóstico e aplicará o tratamento.

Para que serve?

  • Dores de costas
  • Ciáticas
  • Tendinites
  • Dores articulares
  • Dores musculares
  • Cefaleias
  • Zumbidos
  • Ranger de dentes

O que pode esperar?

Alívio da dor, restituição da mobilidade e melhoria significativa de todas as funções do organismo (circulação e informação nervosa, função digestiva, respiratória…)

 

Osteopatia Ginecológica

 

Porquê a Osteopatia na área ginecológica?

A osteopatia é uma terapia holística que se baseia em conhecimentos de anatomia, fisiologia e patologia e que defende que o corpo tem a capacidade e os meios necessários para promover a auto-resolução de diferentes patologias.

A Mulher, nestas três áreas, distingue-se por diferentes particularidades necessitando por isso de uma abordagem diferenciada e especializada.

Para que serve?

Dentro das várias patologias que podem ser tratadas podemos destacar:

Alterações do ciclo menstrual: dismenorreia (dores menstruais), cefaleias e enxaquecas, dores abdominais, lombares e cervicais, alterações intestinais, alterações de humor,…;

Problemas associados à menopausa e puberdade;

Dispareunia (dor na relação sexual) e problemas congestivos da pélvis e membros inferiores de origem arterial, venosa e linfática;

Alterações pré e pós parto, como incontinência urinaria, prolapso genital, hemorroidas, alterações posturais, ciáticas, náuseas, refluxo,…;

Problemas de fertilidade por aderências, cicatrizes, disfunções uterinas, ovários e trompas de Falópio (por exemplo ovários poliquísticos, miomas, endometriose), alterações hormonais/neuro-endócrinas.

Como funciona?

Nas consultas de osteopatia são utilizadas unicamente técnicas manuais adaptadas a cada Mulher

Que resultado pode esperar?

Na área Ginecológica o Osteopata irá resolver, através de um plano de tratamento personalizado, as disfunções geradas a nível estrutural, visceral, nervoso (neurovegetativo), hormonal… que influenciam a saúde/ bem-estar da Mulher.

A frequência das consultas dependente da avaliação inicial e a evolução do quadro clínico.

 

Osteopatia Pediátrica

 

Porquê a Osteopatia na Pediatria?

Ao longo dos 9 meses de gravidez, dentro do útero, o bebe é submetido a pressões e posicionamentos potencialmente prejudiciais. Além disso o parto, por si, pode ser considerado um traumatismo, sobretudo se for ou muito longo ou muito rápido, instrumentalizado (ventosas ou fórceps), induzido ou por cesariana. Durante o nascimento, para poder passar pela bacia da mãe, o bebé é sujeito a diversas torsões (sobretudo no crânio e coluna) que podem provocar disfunções e assimetrias que, apesar de eventualmente não serem graves ou visíveis, podem passar despercebidas aos pais e pediatras, mas que influenciam o normal desenvolvimento do bebé.

Para que serve?

Eis algumas situações em que a Osteopatia pediátrica pode ajudar o seu bebé/criança:

  • torcicolos, lesões do plexo braquial e displasia da anca
  • assimetrias crânio e cara
  • transtornos digestivos: refluxo (bolsar), cólicas, gases, diarreia e obstipação
  • problemas respiratórios: bronquiolite, asma
  • dificuldade em mamar, dormir ou adormecer
  • otite, sinusite, estrabismo
  • alterações do padrão da marcha

Como funciona?

A Osteopatia pediátrica funciona através de um conjunto de técnicas manuais suaves e indolores totalmente adaptadas às necessidades de cada bebé.

Que resultado pode esperar?

A intervenção da Osteopatia no seu bebé poderá ser suficiente para resolver o a situação em questão ou poderá ter que ser tratado em paralelo com outras técnicas, convencionais ou não convencionais. É também muito importante para a prevenção de todas estas questões mencionadas pelo que todos os bebés devem ser vistos periodicamente por um osteopatia especialista em saúde infantil.

 

 

Mapa do Site Cascais Clinical Center © 2020, Todos os direitos reservados
Marcar Consulta
Marque Online a sua consulta
ou ligue
+351 21 441 45 76