Pneumonia

A pneumonia é uma infeção que afeta os alvéolos e bronquíolos, constituindo o parênquima pulmonar. Ao ficarem preenchidos de líquido não são feitas as trocas gasosas tão necessárias ao nosso organismo.
Pode ser causada por bactérias, vírus e até fungos. Tais como Streptococcus pneumoniae, Staphylococcus aureus, Hemophilus influenzae, Mycoplasma pneumoniae.

As crianças e idosos são dos grupos mais propensos a ter pneumonia. Assim como indivíduos imunodeprimidos. O alcoolismo, tabagismo, doentes hospitalizados, diabéticos, doentes com doença pulmonal obstrutiva crónica, entre outros são os grandes público alvo desta doença.

A forma mais comum de pneumonia é a Pneumonia Pneumocócica já que costuma iniciar-se após um resfriado ou infecção das vias aéreas superiores. Os sintomas mais frequentes são tosse com expectoração, febre, falta de ar, dores no tórax (em especial do lado afectado), dores musculares, cansaço e até náuseas.

Formas de Prevenção:

Recorrer a consultas de Naturopatia com recurso à Medicina Quântica para monotorização do estado da saúde, reforço do sistema imunitário, adequação da alimentação, estilo de vida e suplementação com recurso a antibióticos naturais.

Cabe ao naturopata avaliar e indicar qual o melhor plano de tratamento, podendo encaminhar para a Medicina Chinesa para aumentar as defesas e tonificar o organismo.

Num estadio mais avançado deverá ser encaminhado para o médico habitual para tomar mais medidas de diagnóstico e tratamento adequados à evolução da doença.

Tenha em conta alguns conselhos de prevenção:

• Tenha atenção ao tempo húmido e frio, proteja-se do frio em especial na zona do nariz e boca.
  • Lave as mãos sempre que necessário.
  • Areje a casa ou a zona de trabalho para evitar ambientes muito densos, poluídos e quentes.

Proteja-se!

Ana Sofia Miradouro | Naturopata