Livre-se das enxaquecas

Muitos são os fatores que podem causar dores de cabeça do tipo enxaquecas. A causa destas é multifatorial e será importante que cada um que sofra desta condição de saúde consiga entender o que é que no seu caso específico serve de gatilho a este quadro clínico.

Livre-se das enxaquecas

Ter um ciclo de sono com rotinas é uma preciosa solução para regular as hormonas e manter a homeostase – o estado favorito do organismo, na qual a sua fisiologia se encontra em equilíbrio.

Enumero outras medidas a ter em consideração:

  • Livrar-se da gordura. Quando maior peso tiver, mais probabilidades terá de sofrer de dores de cabeça.
  • Manter-se ativo. O sedentarismo gera inflamação.
  • Reduzir o consumo de cafeína e álcool. Em excesso podem estimular dores de cabeça.
  • Não saltar refeições nem ter maus hábitos alimentares. Tal como o sono, os seus padrões alimentares controlam muitos processos hormonais que podem afetar o risco de dores de cabeça.
  • Saber gerir o stresse emocional. A ansiedade, as preocupações e até o entusiasmo podem ser os precursores de um quadro de enxaquecas. As pessoas que sofrem de enxaqueca são, por norma, pessoas sensíveis a situações de stresse, o que provoca a libertação de determinados químicos no cérebro que podem provocar alterações vasculares e causar enxaquecas. Além disso, emoções como a ansiedade e a preocupação podem aumentar a tensão muscular e dilatar os vasos sanguíneos, intensificando a enxaqueca.
  • Passe a consumir alimentos sem glúten, sem conservantes, sem aditivos e não processados.
  • Ter especial cuidado com queijos envelhecidos, carnes curadas e fontes de glutamato de monossódio (GMS) que se encontra na comida chinesa.

É muito importante registar as características das enxaquecas.

Fazer um diário de modo a definir os padrões das dores de cabeça, permitirá identificar possíveis causas e assim agir em conformidade.

Grande parte das doenças assenta no nosso estilo de vida e na gestão emocional da mesma. Somos por isso responsáveis pela manutenção da nossa saúde. Agarre as rédeas da sua vida e recupere o seu bem-estar!

Naturopata Cátia Antunes

Veja também

Mapa do Site Cascais Clinical Center © 2020, Todos os direitos reservados
Marcar Consulta
Marque Online a sua consulta
ou ligue
+351 21 441 45 76