Massagens

Drenagem Linfática Manual

 

Breve história

Nos anos 30, o médico dinamarquês Dr. Emil Vodder e a sua esposa tratavam bastantes pacientes com gripe e sinusite e notaram que estes tinham sempre os gânglios linfáticos inchados. Depois de estudar profundamente o sistema linfático, percebeu que poderia estimular a movimentação da linfa através de movimentos manuais.

Como funciona?

A Drenagem Linfática Manual (DLM) é um tratamento realizado através de movimentos rítmicos constantes de pressão manual suave, exercida ao longo sistema linfático de todo o corpo. Os movimentos realizados promovem a desobstrução dos canais linfáticos e geram uma estimulação molecular no corpo que potencia a eliminação das toxinas e dos resíduos líquidos.

Para que serve?

  • Áreas de actuação da DLM:
  • Retenção de líquidos
  • Pernas inchadas e cansadas
  • Problemas circulatórios
  • Alterações de pele como úlceras e acne
  • Perturbações articulares e músculo-esqueléticas
  • Obstipação, entre outras

É também benéfica em situações de pós-cirurgia plástica, pós-lipoaspiração e edemas de gravidez.

Que resultados pode esperar?

Em apenas uma sessão poderá verificar bastantes efeitos – pernas leves e redução do inchaço – no entanto, a DLM deve ser realizada regularmente, num tratamento continuado para a obtenção dos melhores resultados.

 

Massagem de Relaxamento

 

Breve história

Há registo de que egípcios, hindus, gregos e romanos já usavam a prática da massagem para alívio de dores. Mais tarde, os chineses e japoneses lideraram as mais variadas técnicas e métodos de massagem.

Como funciona?

Nesta massagem todo o corpo é massajado: pés, pernas, costas, braços, pescoço e até ao couro cabeludo. O tratamento é mais prolongado nas costas e ombros – local das principais tensões. A massagem é feita com óleos essenciais (OE) sem adição de químicos de síntese. Os OE possuem propriedades terapêuticas que promovem a redução do stress, relaxamento muscular, estimulação da circulação e renovação de energias.

Para que serve?

A massagem de relaxamento é ideal para quem procura um profundo relaxamento físico e mental e eliminar o stress.

Que resultados pode esperar?

  • Um relaxamento global do corpo, contribuindo para o bem-estar do organismo.
  • Maior elasticidade nos músculos tensos.
  • Um efeito relaxante no sistema nervoso e um sono mais profundo.

 

Massagem da Dor

 

Breve história

A massagem da dor é uma modalidade emergente dentro da medicina complementar. É uma massagem localizada com o objectivo da recuperação da zona afectada e eliminação da dor.

Como funciona?

A massagem da dor é totalmente personalizada às necessidades de cada paciente. No início da consulta há lugar para uma conversa entre a terapeuta e o paciente onde são abordados vários aspectos relativos ao seu estado de saúde e sintomas.

Para que serve?

Áreas de actuação: contracturas, dor nas cotas, pescoço e ombros, dor ciática, espasmos musculares, tensão nervosa, tendinites, entorses e cãibras.

Que resultados pode esperar?

Em apenas uma sessão irá sentir um enorme alívio nas dores. Dependendo do caso, poderão ser necessárias várias consultas para tratar definitivamente a origem da lesão.

 

Massagem Integrativa

 

Breve história

A Massagem Integrativa é uma terapia fundamentada na Psicologia Corporal que combina técnicas de várias escolas orientais e ocidentais com recurso à leitura corporal e à percepção do fluxo energético do corpo.

Como funciona?

No início da primeira sessão há lugar para uma conversa sobre a história do paciente. O terapeuta faz uma análise psico-corporal com base nas informações obtidas e nas características corporais. É então delineada uma estratégia de toques e manipulações adequadas às necessidades identificadas. É uma massagem à base de toques subtis com recurso a óleos naturais. As técnicas utilizadas contribuem para um relaxamento reconfortante – sensação de bem estar geral que potencia o ressurgir de imagens, memórias e sentimentos.

Para que serve?

A Massagem Integrativa promove o re-equilíbrio do sistema nervoso autónomo. É bastante indicada para casos de insónias, dores de cabeça, depressão, ansiedade e ataques de pânico e é um excelente complemento ao tratamento psicoterapêutico.

Massagem e psicoterapia são formas complementares de tratar o mesmo paciente. O massoterapeuta estimula a circulação energética do paciente enquanto que o psicoterapeuta cuida dos conteúdos psíquicos que surgem durante a massagem.

Que resultados pode esperar?

No final da massagem integrativa o paciente vai sentir-se bastante calmo e relaxado e com as ideias mais claras. No final de algumas sessões e após o paciente pôr em prática alguns exercícios e sugestões recomendadas em consulta, começará a sentir uma real alteração no seu dia-a-dia: menos ansiedade, menos dores de cabeça, redução dos ataques de pânico, melhorias no sono, e, em casos de depressão: mais energia, ânimo e vontade de viver.

 

Massagem Terapêutica

 

Breve História

Provavelmente a primeira de todas as terapias, há registos em países como a China, Japão e Egipto que apontam para o uso de técnicas de tratamento manuais com milhares de anos.

Como funciona?

As diferentes técnicas manuais usadas, actuam no tratamento bem como na prevenção.

A quem se aplica?

Quer seja por posturas adquiridas no âmbito das nossas profissões, por actividades de laser ou pela prática de desporto, todos temos alterações a nível muscular que se repercutem no funcionamento articular perturbando a mobilidade do corpo, o que ao fim de algum tempo, se reflectirão nas funções de todos os outros sistemas, podendo trazer maiores complicações.

O que pode esperar?

A massagem terapêutica ajuda a recuperar dessas alterações, melhorando a elasticidade e funcionalidade dos músculos, traduzindo-se em alívio da dor, melhoria significativa da mobilidade e manutenção do organismo.

 

Shiatsu

 

Breve História

O Shiatsu surge no Japão em 1919 através do mestre Tamai Tempaku, sob influência dos sacerdotes taoistas na China, que praticavam uma prática de massagem Do-In, há milhares de anos.

Como funciona?

Baseia-se na presença de meridianos, tal e qual como a Medicina Tradicional Chinesa, por onde a energia circula. Numa sessão de Shiatsu, que poderá ser num colchão no chão ou em marquesa, o profissional irá aplicar pressão os dedos em determinados meridianos e pontos de modo a restabelecer o estado de saúde. Usam-se também técnicas de alongamentos.

Em quem se aplica?

A todos os que quiserem um tratamento pela via energética do organismo, mas que por exemplo tenham algum desconforto com as agulhas de acupunctura. Muito eficaz em situações como:

  • Dores nas costas
  • Dores de cabeça
  • Tendinites
  • Insónia
  • Depressão

O que pode esperar?

A massagem Shiatsu é uma massagem intensa que irá contribuir para uma melhoria global do seu estado de saúde, uma vez que trabalha o corpo todo. Para além disso irá sentir gradualmente uma melhoria nas suas queixas.

 

Podo-Reflexologia

 

Breve História

Esta terapia com origens na China e no Egipto, assenta no princípio de que no corpo existem áreas nas quais todos os órgãos e sistemas estão reflectidos, sendo uma dessas áreas os nossos pés.

Como funciona?

A Podo-Reflexologia trata todo o organismo através da pressão em pontos específicos dos pés, com o objectivo de equilibrar e contribuir para o bom funcionamento do organismo: activa a circulação, estimula os órgãos, elimina toxinas.

Em que se aplica?

Na prevenção de doenças, no auxílio do diagnóstico das mesmas, para quem queira relaxar e como coadjuvante no tratamento várias doenças.

O que posso esperar?

Após cada sessão surgirá uma grande sensação de vitalidade e gradualmente todo o organismo começará a funcionar melhor.

 

Tui-Na

 

Enquadramento

A Tui Na é uma técnica manual muito específica que pertence à Medicina Tradicional Chinesa.

Como funciona?

Esta massagem possui técnicas de manipulação capazes de corrigir quadros patológicos e só é posta em prática após diagnóstico. Como tal, visa restabelecer o equilíbrio dos órgãos e funções orgânicas agindo sobre os canais por onde circula a energia.

Em que se aplica?

“Não é apenas um relaxamento muscular.” É uma terapêutica abrangente que visa melhorar o estado geral, pode ser usada tanto em adultos como em crianças, para tratamento de patologias músculo-esqueléticas, digestivas, respiratórias entre outras. E para todos os que não queiram tentar o tratamento com as agulhas de acupunctura.

O que pode esperar?

Uma sensação de leveza e bem estar após cada sessão. O tratamento consiste e massagens profundas cuja intensidade será regulada consoante cada paciente.

 

 

 

 

Mapa do Site Cascais Clinical Center © 2020, Todos os direitos reservados
Marcar Consulta
Marque Online a sua consulta
ou ligue
+351 21 441 45 76